Desapareceu um futebolista e...

outro gajo qualquer...



(Fonte: Pakistan Times - Colapso de uma escola, cerca de 900 estudantes soterrados)

A propósito do terramoto que abalou algumas regiões na China, ouvi esta manhã, numa rádio de referência de Portugal, a seguinte "manchete":

"Na China, continuam desaparecidos um Futebolista e um outro homem, ambos
portugueses."


Já ouvi muitas formas de distinguir pessoas. Pelo sexo (masculino/feminino), pela côr da sua pele (branco, preto, amarelo...), pela sua altura ou peso (alto/baixo/gordo/magro), pela sua riqueza (pobre, rico)... mas esta é completamente original: um futebolista e um outro homem...

As outras diferenças eu até entendo. Mas esta não faz sentido! Dentro da classe Homem existem os Futebolistas e os Outros? Um futebolista é um homem superior? Até consigo perceber o porquê... Portugal é o único país do Mundo que abre os telejornais com uma convocatória para a selecção de futebol, quer dizer, o Brasil também é capaz de o fazer, ou não fossem eles o País do Futebol. Mas mesmo assim, acho que uma descrição destas não é muito jornalística. Ou sou eu que estou errado?

terça-feira, 13 de maio de 2008

1 Comment:

Maria Arvore said...

Bem sei que Portugal é o país do futebol mas na minha opinião, o que ouviste só revela falta de tarimba jornalística por parte de quem o pronuncia.

Se tivesses ouvido "Na China, continuam desaparecidos dois portugueses, sendo um futebolista e outro de identidade desconhecida" também te arrepelaria?;)

 
Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu
Templates Novo Blogger