Pequim'08... Abertura ao Mundo?


Nem por isso.

Podia ser, realmente uma oportunidade única do Governo chinês se abrir verdadeiramente ao Mundo. De deixar o seu povo conhecerem o que é o Mundo. De lhes dar algum livre arbitrio...

Mas isso, realmente, não passava de uma ilusão... do resto mundo, e, certamente, também do povo chinês.

Os Jogos Olímpicos têm servido como justificação de um maior "fechamento" sobre si próprios do Povo chinês. Não por sua vontade, mas por imposição governativa.

A Amnistia Internacional tem estado atenta e alerta para isso mesmo. Estes jogos poderão significar um enorme sucesso desportivo e económico para China. Mas politicamente e socialmente (e Globalmente) serão um fracasso.

Tanta coisa que podiam ter discutido/abolido/reformado...

A pena de morte...
As prisões sem julgamento...
Perseguições políticas...
Restrição e censura da internet...

Então esta da Internet... meu Deus... Até os jornalistas que fizerem a cobertura dos Jogos terão as suas comunicações altamente "vigiadas" (não sei o que eles entendem por vigiar as comunicações) e o acesso a sites contra-regime serão automaticamente bloqueados ao acesso (Já acontece com o povo chinês)!

A China dos Jogos será a mesma China de sempre. Será a China repressiva. Controladora. Conservadora. "Extremista".

Na minha modesta opinião, um país assim nunca poderia organizar uma competição com o cariz e simbolismo dos Jogos Olimpicos. Pese embora, que, na actualidade, os valores económicos se sobreponham aos valores sociais, morais, etc...

Mesmo assim... na China... nunca.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

2 Comments:

Maria Arvore said...

Embora te entenda e até concorde, digo-te que a realidade do Comité Olímpico é a do Império do Cifrão ou de qualquer cotação monetária e a China aproveita o evento para fazer o branqueamento dos seus (pecados)capitais.

Tia Brites said...

Está-lhes no sangue.

 
Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu
Templates Novo Blogger