Como é que não ganhámos o Festival da Eurovisão deste ano, pá?

Na minha infância não perdia um Festival da Eurovisão. Os representantes mais antigos de que tenho memória, no entanto, são os Da Vinci... e ainda hoje não acredito como é que foi possível não termos ganho o Festival nesse ano!

Ano após ano, sempre acreditei que tinhamos a melhor música do Festival e o quão injusto eram as votações... Até com a Cesta de Frutas da Dina podiamos ter ganho, pá! Enfim... com o tempo e com os lobbies Anglo-Saxónicos e Escandinavos fui perdendo o gosto pelo festival.

Este ano foi uma excepção... não sei porquê resolvi parar no Festival (e depois fui obrigado a vê-lo até ao fim). E foi um fartote!

Mais uma vez Portugal foi de longe a melhor música:



e vou ainda mais longe, se a Vânia Fernandes tivesse o corpito da concorrente Grega, Kalomira, aka Britney Spears Grega, aka Filha de pais ricos (foi assim que a voz-off portuguesa a anunciou...) tinha ganho com 300 pontos de avanço!! Só assim se explica que uma música que só tem (praticamente) refrão, como foi o caso da música grega, fique em 3º lugar... e a Vânia fique em 13º (com uns bons "69" pontitos...)



Lembram-se certamente do tempo em que cada país cantava na sua língua. Ninguém percebia o que a Grécia, Roménia, Ucrânia, Alemanha, Suécia... Portugal, etc, cantavam. Pois bem, de há uns anos a esta parte parece que os concorrentes optaram por se "Inglesar"... até a FRANÇA! O Festival perde a sua essência e poderíamos até apostar que está para breve um Acordo Ortográfico Europeu...



Para além da vertente cada vez mais comercial das músicas que concorrem ao Festival é de destacar as posições alcançadas na final pelo Reino Unido - 25º e Último Lugar; Polónia - 24º; e da Alemanha 23º... O lobby soviético desta feita foi mais forte na final, colocando Russia no 1º lugar e Ucrânia no 2º! Quando falo em lobbies refiro-me no caso da final, no sentido de "amizade" entre os povos das antigas Repúblicas Soviéticas, uma vez que eram os telespectadores que votavam (não podiam votar no seu próprio país).

Uma nota final para a canção dos Piratas da Letónia... que até era engraçada, e Sobretudo para o Baile do Chiki-Chiki... que representou a Espanha. Digamos que o Verão Espanhol/Ibérico já tem banda sonora, depois de Macarenas e Asserejes... agora é o Chiki-Chiki!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

5 Comments:

Optimista said...

Portugal esteve num nível muito bom, como já não via há muitos anos... Parabéns à Vânia pela excelente interpretação!

Mas a "piéce de resistance" deste fetival foi o sueco encarregado de anunciar as votações, começa a falar! Nunca vi tamanha atrapalhação de alguem a kerer falar inglês! Priceless! =D

Didas said...

Olha um conselho... caga nisso.

2cute4you said...

Assino por baixo! Absolutamente!
Só acrescento aqui os representantes croatas! Depois da portuguesa,sem dúvida a que mais gostei!

Isabel Filipe said...

Há anos que não vejo este Festival ... acho que nunca é publicitado ... pois nem dou por ele ... mas houve tempo que que não os perdia ...

Adorei ... rsss ... quando dizes:

"... poderíamos até apostar que está para breve um Acordo Ortográfico Europeu...
"

beijinhos e bom fim de semana

mfc said...

Ahhhh.... concorremos?!

 
Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu
Templates Novo Blogger