CATUS


Como ontem noticiei, o meu filhote tem estado doente. No Domingo, por estar preocupado fui com ele ao CATUS, na zona da minha residência. A minha ideia era de que, não valia a pena estar a correr para a Estefânia, sem perceber primeiro se a gravidade do que ele padecia, o justificava.

Fui atendido em 15 minutos no CATUS. A médica que observou o meu filho apenas o auscultou e diagnosticou o seguinte:

- Tem o nariz um bocadinho congestionado e sabem isto deve ser da Primavera e dos dentinhos...

Relembro que o meu filhote tinha febre, vómitos, diarreia... etc...

- Vou-lhe passar uma receita de um medicamento para os vómitos. Mas não se preocupem que isso é normal.

Pareceu-me um diagnóstico um pouco "common sense" de mais para se fazer a uma criança de 15 meses, sobretudo recorrendo a uma auscultação... Mas confiei na capacidade à la Dr. House da médica...

Ontem, um vez que até à hora do almoço ele não apresentou melhoras significativas, levei-o à Pediatra dele. Foi observado da cabeça aos pés e foi-lhe diagnosticado uma Gastroentrite... e o nível de desidratação já era muito elevado (perdeu 700 gramas em 5 dias...)...
Expliquei a Dra. o diagnóstico feito no CATUS e o medicamento receitado e ela levou as mãos à cabeça...

- É da Primavera? Que raio de diagnóstico é esse? E esse medicamento já ninguém o receita, por desconfiança de haver uns efeitos secundários graves associados...

Moral da história, foi a última vez que deixei o meu filho ser observado por um Médico de serviço no CATUS. É o meu primeiro filho por isso sou algo inexperiente, mas não voltarei a arriscar a receber um diagnóstico "É da Primavera"...

Contudo, a disposição do Tiago tem melhorado gradualmente, já anda a destruir tudo outra vez... mas não tem disposição para comer... vai valendo a água e o soro...

_____________________________________________________

VENDO - Mégane 1.5 Dci Confort Dynamique

terça-feira, 29 de abril de 2008

7 Comments:

2cute4you said...

Eu nunca vou ao CATUS...como delegada de informação médica te digo que aquilo é de bradar aos ceús! E confesso que quando o meu príncipe adoece tento em casa fazer tudo o que está ao meu alcance e só mesmo quando não há saída recorro ao médico! Felizmente tal só sucedeu 1 vez em 3 anos! Continuação de rápidas melhoras!

mfc said...

Ok... tudo normal então!

Maria Arvore said...

Então já está no bom caminho para melhorar. :) Dá-lhe água e miminhos. :)

E se me permites o conselho, da próxima (porque existirão ao longo dos anos :)liga primeiro para a linha de Saúde 24 - 808 24 24 24 - que nunca te darão um diagnóstico primaveril e se for necessário ir ao hospital eles recomendam e informam a unidade da tua chegada. :)

Didas said...

Que é isso de Catus? O nome não é nada simpático!

J25 said...

2cute4you:Eu também vou deixar de ir a tal sítio... Val mais uma mezinha da avó do que um diagnóstico de um médico no Catus...

Mfc: Está a voltar à normalidade, mas muito lentamente... para meu (e da minha mulher) desespero...

Maria: Eu já liguei uma vez para essa linha (estava eu doente) e o atendimento foi espectacular. Contudo não sabia do facto de que eles informam o Hospital da chegada dos doentes que lhes ligam... vou já afixar esse número em todos os cantos da casa...

Didas: Catus, salvo erro, significa Centro de Atendimento de Urgências;

Mónica said...

que tal lá voltar e deixar uma reclamação no livro amarelo? os outros utentes agradecem

Mushu said...

Por isso o meu filho vai SEMPRE ao pediatra que o segue desde que tinha 15 dias. E o melhor é que está disponível 24 horas por dia, 7dias por semana via telemóvel. Prefiro pagar a recorrer aos serviços de (não)saúde do Estado.

 
Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu
Templates Novo Blogger