Função Pública...

Sempre olhei com desconfiança para o "Funcionário Público". Sempre achei que a forma (aparentemente) desprocupada com que o "Patrão" da Função da Pública lidava com as incompetências dos seus funcionários era, no mínimo, inquietante para o comum contribuinte.
O tempo e a experiência têm-me dado razão... ora imaginem esta situação:

Conservatória do Registo Comercial...

(algures durante a manhã)

-Bom dia, eu pretendia levantar uma Certidão que foi pedida na semana passada, por favor. (E entrego-lhe a folha com o registo do pedido...)
-Só um instante (o telefone tocou).
...
-Tou? Então Manel, tudo bem? (blábláblé) Sim, sim. Conta comigo. (...) Hoje levo-te a um sítio que nunca foste! AhAhAh, vais ver é fantástica a picanha... Vá até já!

Retomando o atendimento do seu cliente/utente:

-Estava a dizer...
-Sim, eu requeri uma certidão a semana passada e pretendia saber se já está pronta ou não.
-Deixe-me verificar... Antes diga-me o nome da empresa.
-A empresa é Gaitas & ... (take it eaaaaaaaasy,lalalalalalala - toque irritante de telemóvel made in Mika)
-Desculpe lá, tenho de atender.(...) Estou? (...) Então pá, tudo bem? Já não te ouvia há séculos pá! (a expressão "PÁ" deve ser um dos pontos do SIMPLEX) Tens razão sim senhor, eu é que fiquei de ligar...

O resto da conversa levou mais 2 minutos. Enquanto isso as mãos do senhor iam mexendo no teclado de forma aleatória, talvez para dar a sensação de que estaria a pesquisar o que lhe havia sido pedido. Descurando, no entanto, que o monitor estava vísivel... (pano de fundo farsola... com flores e etc...)

-Agora é que é. Desculpe lá mais uma vez mas tinha mesmo de atender...(pequena pausa) Tem a certeza que pediu aqui a certidão?

Que pergunta parva...

-Claro...
-Pois... mas não estou a encontrar... Se calhar vou ter de ligar lá para "cima" para que me encontrem a certidão e... depois entramos em contacto consigo...
-E não consegue ver através do número de pedido que está na folha que lhe entreguei?
-Ah pois é! Realmente não sei onde estou com a cabeça...

Não sabes tu mas sei eu... Já estás é a pensar na picanha no tal sítio fantástico que combinaste com o teu colega...

-Aqui tem a certidão...
-Muito obrigado.
-Ora essa, estamos cá é para isso mesmo...

Enfim... Mais um momento fantástico Made in Função Pública.


Nota: Que fique claro que já fui muito bem atendido em outras repartições públicas. Mas, do estereótipo não se livram... paga o Santo pelo Pecador.

terça-feira, 25 de março de 2008

7 Comments:

peciscas said...

É como dizes. No funcionalismo público, tenho encontrado uma maioria de gente boa e profissional. Designadamente, já fui gestor de um estabeleciemnto de ensino e posso dizer que quase todos os trabalhadores dessa área eram competentes e dedicados.
Mas, o que passa para a opinião pública, muitas vezes, é a imcompetência e o desinteresse dos maus funcionários que, esses sim, como envergonham a classe, de veriam ser despejados do sistema.

Mushu said...

Oh meu, já ouviste falar na certidão permanente??? Já não precisas de certidões em papel...

http://www.portaldaempresa.pt/

e já não precisas de os aturar... aprende que eu nem sempre informo :P

J25 said...

Tens razão peciscas... eu se for incompetente no meu trabalho metem-me na rua...


Mushu, infelizmente para o que eu preciso tenho de ter em papel...

Anónimo said...

Garnto-te que não tens, mas tu é que sabes...

J25 said...

Mushu, eu não preciso das certidões para nada "oficial", mas sim para consulta própria, por causa de um levantamento da arvore genealogica da minha esposa... :) são papeis de 1800 e troca o passo e afins...

Mushu said...

ui ave ginecológica...

J25 said...

lá tinha de ir a conversa para o hemisfério sul...

 
Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu
Templates Novo Blogger